Blog

Dicas do Especialista
O Que é Paranoide e Qual o Tratamento Adequado?

É um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros indivíduos que envolve a interpretação das suas ações ou motivos como maliciosos. O diagnóstico é feito clinicamente e o tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

Descubra os Comportamentos de Auto-sabotagem

➡️ Procrastinação: Sabe que você deveria estar trabalhando em algo, mas continua adiando. Começa projetos, mas nunca termina. Sente-se desmotivado ou incapaz de prosseguir, mesmo quando há muitas oportunidades interessantes;


➡️ Sonhos não realizados: Sonha em fazer algo, mas nunca faz nada a respeito;


➡️ Preocupação: Se preocupa com coisas que realmente não deveriam importar. Teme que, se você falhar, os outros vão pensar menos de você. Preocupa-se que, se você for bem sucedido, seus amigos não gostarão mais de você. Duvida de si mesmo e de suas habilidades mesmo que você “saiba” que é muito capaz. Sente-se estressado e ansioso e talvez sofra de depressão inexplicável ou ataques de pânico ao tentar conseguir algo importante para você;


➡️ Raiva: Usa uma comunicação agressiva e não toma medidas para mudar isso. Destrói relacionamentos com os outros (família, amigos, colegas de trabalho) com raiva, ressentimento ou ciúme;


➡️ Sentimentos de inutilidade: Exagera as conquistas de outras pessoas e diminui as suas. Leva até críticas injustas ou equivocadas ao coração. Deixa os outros te derrubarem.


Qual a Relação do Cigarro com a Saúde Mental?

Parar de fumar é fundamental para suavizar sintomas de muitos transtornos mentais e melhorar a qualidade de vida em geral. Apesar de os riscos físicos já serem bastante disseminados, poucas pessoas conhecem os riscos mentais.


A curto prazo, o cigarro pode afetar a maneira como o cérebro lida com os problemas, sendo condicionado a precisar desse "alívio" em qualquer situação mais estressante. E é aí que começa o vício.


A médio prazo, o cérebro passa por mudanças químicas que alteram a produção de dopamina, um dos principais hormônios da felicidade e bem-estar.


A longo prazo, o cigarro piora expressivamente sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Tornando cada vez mais difícil lidar com a abstinência.

Combata esse ciclo!

Identifique o Relacionamento Passivo-Agressivo

A agressividade nem sempre é explosiva, é importante identificar ações silenciosas porém nocivas à saúde da relação. Seu relacionamento precisa de ajuda quando: ⤵


- Utiliza o silêncio como punição;

- Nega afeto e carinho para castigar;

- Faz "brincadeiras" com comentários negativos ;

- Tem comportamentos de sabotagem;

- Manipulam e controlam.


Ataques como estes são sinais de que algo está errado. Esteja [email protected]! ✋

Como ter uma Comunicação Saudável?

Para que todas as pessoas que estão se comunicando se sintam valorizadas e tenham suas ideias respeitas, é importante ter certeza do que você está sentindo e por que.


➡️ Fale sobre o problema claramente com a outra pessoa, sem cobranças e acusações. Também é importante ouvir e escutar o que o outro tem a dizer.


➡️ Confirme com a outra pessoa se você realmente compreendeu o que ela tentou expressar e responda da maneira mais sincera possível, sempre.

Fobia Social: O Que É?

Você tem medo de falar com as pessoas?

A timidez é uma sentimento normal do ser humano, mas em casos estremos ele pode ser revelar um caso grave, um transtorno conhecido como Fobia Social ou Ansiedade social.

Um estado psicológico onde a pessoa se preocupa em excesso e sente uma grande ansiedade quando em situações sociais.

Por causa disso, muitas vezes elas preferem evitar essas interações, se isolando das outras pessoas.

Esse é um transtorno sério, que precisa de cuidados. Apresentando algum desses sintomas, busque a ajuda de um profissional.

Notícias sobre Saúde Mental
Mortes por abuso no consumo de álcool aumentam

As mortes por abuso no consumo de álcool em Belo Horizonte cresceram durante a pandemia. O aumento de 20% dos óbitos tem relação com o isolamento social, que prejudicou ainda mais a saúde mental dos dependentes e até com a suspensão temporária de alguns serviços de acolhimento, devido aos esforços para barrar a Covid-19. 

Leia mais 


Artigos para a Revista Saúde Mental
UMA REFLEXÃO SOBRE O SIMBOLISMO NEFASTO DA MACONHA.

Entre em Contato

Redes Sociais